Peixe-Porco

Ir em baixo

Peixe-Porco

Mensagem  Moreiró em Seg Ago 11, 2008 3:32 pm

Olá a todos.

Ontem apanhei mais uns peixinhos, e destaco estes dois exemplares de peixe-porco.

São peixes que quase ninguém conhece, mas andam por aqui no meu território, embora seja raro encontrá-los pois são mais comuns no Sul e na Galiza. Mas eu sei onde eles andam e fui fazer uma visitinha ao local, onde estavam meia dúzia nadando ao sabor da maré. Escolhi como sempre os maiores e os outros ficaram a crescer para a próxima visita Very Happy.

É um peixe que não aparece nas bancas das lotas (fui mesmo eu que apanhei Very Happy ), mas que tem um grande valor gastronómico. A sua preparação é difícil, pois a sua pele parece couro, e só de alicate se consegue tirar, mas a carne é rija, branca e sucolenta.
Geralmente como este peixe com arroz (tipo arroz de tamboril), mas pode ser grelhado na brasa ( sem tirar a pele ) ou em caldeirada.

Abraço e boas caçadas (nem que seja na mesa) lol!

Moreiró

Ver perfil do usuário

Re: Peixe-Porco

Mensagem  Nuno em Seg Ago 11, 2008 3:54 pm

Esses malandros, como sabes o primeiro que apanhei já depois de arpoado e no enfião ainda tinha força para arrastar a boia e vir atrás de mim para me dar uma ferradela no calcanhar que até vi Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven . Já li relatos deste peixe que depois de lhes tirar a pele e quando estavam a lava-los na agua eles ganharam um ultimo folego e conseguiram fugir, por isso não te admires se algum dia vires algum despido Very Happy . Eu (a Maria) tb costumo fazer tipo arroz de tamboril, mas há quem o corte com uma tesoura as beiras e depois no forno a pele levanta toda, em qualquer caso é muito bom, pena é que o que se come não ser proporcional ao peso já que só na cabeça, espinha e nas tripas vai logo 2/3 do peso do animal.
Nuno

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Seg Ago 11, 2008 3:55 pm

Parabéns pela pescaria, sabes bem escolher o ultimo dia de ferias Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Nuno

Ver perfil do usuário

Mensagem  Admin em Seg Ago 11, 2008 5:49 pm

É ver se aporveitas-te ontem, porque agora o tempo cada vez tá pior. o mar hoje nem parece o mesmo

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://criar.forumeiros.com

admin

Mensagem  josue em Ter Ago 12, 2008 12:05 pm

que te interessa a ti o mar vais la fazer o quê, tirar fotografias
qual peixe porco qual quê, vides o mundo animal na tv, ouvides falar
nuns nomes de peixes que so existe no estrangeiro, e para ganhardes fama dizeis que o pescais aqui em labruge em moreiró, eu nao sou burro aquilo que o nuno pescou
nao é puro é traçado de faneca com robalo o que dá aquelas formas esquesitas.
Nao leveis a mal esta minha abordagem mas é para vocês saberem que eu ando atento.

josue

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Ter Ago 12, 2008 11:54 pm

josue escreveu:
Nao leveis a mal esta minha abordagem mas é para vocês saberem que eu ando atento.

Nem mais Josué, é assim mesmo, não te escapa nada .................................. qual peixe-porco, até parece que isso dá umas feveras ................................................................... só ainda não entendi se é uma faneca-arrobalada ou um robalo-afanecado ................................................................. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Nuno

Ver perfil do usuário

nuno

Mensagem  josue em Qua Ago 13, 2008 11:06 am

aquilo que o nuno pescou é uma faneroubalo ( mistura de faneca com robalo), mas se reparares no nome do peixe o nome tem tendencias criminosas. Repara, fane de fanar
e roubalo de roubar. O moreiró nunca me enganou ele tirou o curso no mama e vai aos
covos á noite, mas tira as fotografias de manhã e antes de tirar fotografias ao peixe dá-lhe uns murros para este ficar irreconhecivel.(nao fosse algum pescador reconhecer o peixe). Depois claro inventa nomes de peixes para disfarçar, e como alguns nao percebem nada ficam assim ahahahahahahahahahahahaah a olhar para o monitor
só que eu nao sou burro, nao sou pescador, mas conheço bem as tecnicas de malandragem (porque em tempos fui mestre nela) e conheço bem a lota. Very Happy

josue

Ver perfil do usuário

Peixe-Porco (resposta à foto do Nuno Moreiro)

Mensagem  danielrusso em Qua Ago 13, 2008 1:42 pm

"""Peixe-Porco

por Moreiró o Seg Ago 11, 2008 1:32 pmOlá a todos.

Ontem apanhei mais uns peixinhos, e destaco estes dois exemplares de peixe-porco.

São peixes que quase ninguém conhece, mas andam por aqui no meu território, embora seja raro encontrá-los pois são mais comuns no Sul e na Galiza. Mas eu sei onde eles andam e fui fazer uma visitinha ao local, onde estavam meia dúzia nadando ao sabor da maré. Escolhi como sempre os maiores e os outros ficaram a crescer para a próxima visita Very Happy...."""

-----------------------------------------------------------------------------------------

Afinal foi só um peixe-porco...

Tem dois peixinhos e um grande peixe porco a segurar neles...

lol! lol! lol! lol! lol! lol!

Parabéns... Afina lé como alguns dizem... Abraço

danielrusso

Ver perfil do usuário

danielrusso

Mensagem  josue em Qua Ago 13, 2008 2:54 pm

daniel um homem tem que ser entendido em peixes para saber falar

josue

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado